Trocas Macabras - Stephen King

27 de janeiro de 2025

Título:
Trocas Macabras 
Autor: Stephen King
Páginas: 656
Ano: 2020
Editora: Suma
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Horror, Suspense, Mistério, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Após anos esgotado no Brasil, Trocas macabras volta às livrarias como parte da Biblioteca Stephen King, coleção de clássicos do mestre do terror em edição especial, com capa dura e conteúdo extra.
Compre agora. Pague depois.
Há uma nova loja na cidade. ARTIGOS INDISPENSÁVEIS, diz a placa. Um nome curioso, que se torna tema de rumores e especulações entre os moradores de Castle Rock.
Para cada cliente que entra na loja, Leland Gaunt tem algo perfeito ― um objeto há muito sonhado, desesperadamente desejado. O preço parece sempre razoável, mas vem acompanhado de pedidos estranhos.O que começa como brincadeiras e pegadinhas inocentes aos poucos sai do controle, transformando a cidade em palco de disputas caóticas e brutais. Mas, quando você encontra um artigo indispensável, como saber se o custo para obtê-lo é alto demais?".


Este livro foi cedido pela Editora SUMA, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 



Resenha: 


“Ah, eu daria qualquer coisa para ficar livre disso... qualquer coisa, qualquer coisa mesmo...”

 


A história se passa em Castle Rock, cidade já conhecida dos leitores de King, ela é palco de alguns livros do autor como Cujo, A Metade Sombria, Zona Morta, Ascensão e outros.

Como uma tradicional cidade do Maine, Castle Rock possui um ritmo “pacato” de vida, porém a inauguração de uma nova loja irá mudar o dia a dia da cidade e de seus moradores.

“Artigos Indispensáveis

UM NOVO TIPO DE LOJA

Você não vai acreditar nos seus olhos!”

A loja é do forasteiro Leland Gaunt, que garante que possui algo que todo cliente deseja ardorosamente, e que seria capaz de qualquer coisa para possuir. Exatamente isso, a loja vende uma variedade de objetos que ou são desejados ou são necessários para os habitantes da cidade, e melhor ainda, podem ser comprados por um preço muito barato ou justo... Com apenas um detalhe apimentando cada negociação entre Leland e seus clientes.




Em Trocas Macabras temos o mal humano, a corrupção de cada pessoa, e como isso se reflete em toda a sociedade. Com uma trama onde o poder do livre arbítrio é muito bem explorado temos, um terror psicológico muito bem escrito. Com muitos personagens, o que já é habitual também nos livros do autor, os personagens são bem descritos e durante a narrativa passamos por uma imersão no dia a dia da vida deles, conhecendo-os bem, tanto o seu melhor como o pior de cada um deles, e com isso podemos analisar bem o efeito de cada decisão deles nos momentos cruciais que podem redefinir toda a trama.

Leland é protagonista maligno da história e é ele que traz o toque sobrenatural e misterioso para a trama, suas maquinações e manipulações que a principio podem passar por negociações sem um grande impacto, vão aos pouco criando uma grande ameaça para Castle Rock e seus habitantes.

“- Para as coisas de que as pessoas realmente precisam, a carteira não é a resposta... E almas... Se eu ganhasse cinco centavos, para cada vez que ouvi alguém dizer eu venderia minha alma por tal e tal coisa...”

O livro é bem grande e em alguns momentos a trama se arrasta com muitas descrições que podemos pensar se são ou não necessárias. Porém, conforme a trama vai se aproximando do final o ritmo se torna bem fluido. E existe durante toda a leitura a vontade de saber para onde a história está indo, o que vai acontecer com cada personagem, saber como eles serão afetados... Preciso dizer que o final do livro é bem padrão King. E ele mesmo diz que não sabe escrever finais... Poderia ter mais algumas páginas! Eu só precisava ter uma resposta mais ampla... de uma coisinha só... 🤣🤣🤣🤣

Não é ruim, mas não é maravilhoso.

 


Podem imaginar que não gostei do livro com todos esses, poréns acima, só que não é verdade. Eu gosto muito do padrão de escrita do autor, seus personagens são repletos de luz e sombras, capazes de grandes atos de bondade e de maldade. E esse livro levanta a reflexão não somente de quem já está acostumado a ser mal e sim sobre o que pessoas boas estão dispostas a fazer de ruim para ter algo que precisam, ou acham que precisam e que até elas podem sobre a pressão correta ceder.

Sem contar que o modo como King escreve sobre alguns personagens desse livro foi extremamente real, que em alguns momentos quando eles sofrem pareceu para mim que era um amigo sofrendo.

“O choro foi sem drama, silencioso e exausto. Parecia que suas lágrimas tinham muito em comum com os bens dos entes queridos mortos; nunca se chegava ao fim. Havia muitos e quando você começava a relaxar e achar que tinha finalmente acabado, que o ambiente estava limpo, você encontrava outro. E outro. E mais outro”

Outro ponto muito legal para os fãs é que nesse livro temos várias referências diretas a outros livros do autor. Inclusive um dos protagonistas, o xerife Alan Pangborn aparece em diversos outros livros com a cidade como pano de fundo. Sempre uma alegria encontrar essas ligações.




Um livro de terror mais psicológico e com um lado sobrenatural leve, mas que mexe com a mente do leitor e convida a reflexão em alguns pontos.

Para quem não tem medo de histórias com muitos personagens e complexos relacionamentos entre eles.

 


Nenhum comentário

Postar um comentário