Autor: Kody Keplinger
Páginas: 323
Ano: 2010
Editora: Globo Alt
Gênero: Young Adult
Adicione: Skoob
Nota: 








Sinopse: Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela (ou ela acha). Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush - o cara bonito, rico e popular da escola - que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas. Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele. Enquanto o mundo ao seu redor começa a desmoronar, Bianca descobre, aterrorizada, que está se apaixonando pelo garoto que ela odiava mais do que tudo..
Resenha:

DUFF (Designited – Ugly – Fat –Friend ou Desengonçado – Útil – Feio – Fofo em tradução literal) é como são taxadas aquelas pessoas que são sempre legais nos grupos, mas são a personalidade mais carente por assim dizer. Na maioria das vezes o/a Duff é a pessoa menos bonita do grupo de amigos e geralmente é usada como ponte entre pessoas de fora para com os que são mais populares em seu grupo. Com isso nos vemos numa situação que Bianca será contaminada com esse pensamento e começará a identificar os Duffs de cada grupo, e isso vai mexer com seus sentimentos mais do que ela imagina. Quem apresenta esse termo a ela é Wesley Rush, um dos caras mais populares da escola, e que usa as Duffs para conquistar as amigas bonitas em um grupo. Riquinho e pegador, Bianca simplesmente o odeia pelo jeito desprezível com o qual ele age com as meninas, e principalmente por chama-la de Duff, mas em um momento em que ela está se sentindo sufocada com a notícia de que seus pais vão se divorciar, ela acaba beijando Wesley como escapatória de todo aquele sofrimento. A partir disso, os dois passam a ter um relacionamento secreto, e aos poucos ela vai se apaixonando pela pessoa que ela mais odiava na escola.
Comparando com a adaptação, a história é completamente diferente nas telas. Bianca já sofreu bastante nas mãos do ex-namorado e isso a tornou com um coração de gelo no livro. Ela chega a ser autossuficiente demais em alguns momentos, que nos faz desejar a Bianca do filme. O livro teve sua adaptação em 2015, e teve como elenco Mae Whitman, Robbie Amell e Bella Thorne.
Keplinger aborda vários assuntos muito importantes na vida de um jovem, como o bullying e a autoaceitação de uma forma muito suave, mas sem deixar de transparecer sua mensagem. O quão belo nós somos independente da opinião alheia e que o amor próprio é a chave para o sucesso da nossa autoestima. É realmente impossível não ler o livro sem se identificar em alguns momentos, e a escrita da autora é muito fácil e leve, talvez você consiga lê-lo em um dia, ou até menos.
Assim, pode-se dizer que Duff é um dos livros que todos precisam ler, pois além de tratar temas muito importantes de uma forma descontraída, também nos faz sentir a tensão e a importância do que está sendo abordado. Sem dúvidas uma das minhas melhores leituras deste ano.
Um grande beijo e boa livroterapia! 💙
Olá! Apesar de já ter passado da fase da sofrência do ensino médio, acredito que a leitura vai me fazer relembrar um pouco esse passado, não tão distante (#sqn) assim. O enredo traz uma história bem amorzinho, posso dizer, até mesmo clichê, mas aquele que faz seu coração ficar quentinho e quem sabe não rola até algumas lágrimas, afinal sou manteiga derretida para esse tipo de leitura.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirA trama é bem juvenil, podemos ver situações de adolescente no ensino médio tendo varias situações que enfrentar. Gostei muito e tem uma ótima premissa!
Meu blog:
Tempos Literários
Gostei dessa història, não conhecia o livro, mas realmente tem assuntos que todos deveriam ler. Tenho muito interesse por essa leitura, por ter essa de garota feia, rapaz bonito e essas diferenças que a sociedade hipócrita acha que não deveria acontecer, por isso torço que no final do livro os dois terminem juntos.
ResponderExcluir