Autor: Chandler Baker
Páginas: 384
Ano: 2019
Editora: Intrínseca
Gênero: Thriller, Suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:



Resenha:
Ano: 2019
Editora: Intrínseca
Gênero: Thriller, Suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:






Sinopse: Há anos, Sloane, Ardie e Gracie trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende. Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem há muito tempo e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder. Depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas decidem falar. E essa decisão provoca uma mudança catastrófica no escritório. Mentiras serão reveladas. Segredos serão expostos. E nem todo mundo sobreviverá. Suas vidas — como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas e até adversárias — estão prestes a mudar drasticamente.
Liane Moriarty está orgulhosa!
Ai gente desculpa iniciar essa resenha fazendo referência à autora de Pequenas Grandes Mentiras DE NOVO, mas sabem como é né, quando um livro se torna referência é impossível não comparar. E a comparação nesse caso não poderia ser mais positiva, pois Chandler Baker já entrou pra minha lista de autores preferidos.
Em Rede de Sussurros, conhecemos Sloane, Ardie e Grace, três advogadas de sucesso que trabalham na Truviv, uma empresa de marcas esportivas.
As três amigas entram em uma grande confusão quando o presidente da Truviv morre e surgem boatos que seu substituto será Ames Garret, o terror na vida de todas as funcionárias da empresa, pois há muito tempo sussurros sobre comportamento indevido têm envolvido o nome de Ames.
Mas apesar de ficarem em silêncio por tanto tempo, as três amigas decidem revelar a verdade sobre Ames quando Katherine, uma nova funcionária da Truviv, confessa que sofreu abuso do importante superior da empresa.
E a partir daí as vidas dessas mulheres começam a tomar rumos repletos de segredos e mentiras, numa teia que pode colocar tanto a vida pessoal quanto a profissional das três em risco.
Que livro viciante minha gente! Com capítulos curtos e intercalados entre as três protagonistas, a obra nos prende completamente até as últimas páginas, pois além dessa questão envolvendo a má conduta de Ames temos histórias paralelas que nos deixam curiosos para saber cada vez MAIS.
"Mas mesmo os bons — ou especialmente os bons? — fingiam não notar as diferenças: como eram tratados com mais deferência ao telefone por terem uma voz masculina. Ou como sua altura, seu tamanho e a barba por fazer davam um peso autoritário a suas ideias que as nossas nunca tinham."
Pelos depoimentos que vemos após finalizar cada capítulo, fica claro que alguma coisa MUITO GRAVE aconteceu, e nesse clima de mistério somos levados a desconfiar de tudo e todos. E além do thriller de qualidade, o que dá gosto de ver mesmo na obra é a excelente abordagem da dificuldade que as mulheres enfrentam diariamente no ambiente de trabalho.
"Nunca chorávamos no trabalho, quase nunca, mas, quando chorávamos — ao chegar em casa ou talvez antes disso, usando óculos escuros no carro —, geralmente era por causa do trabalho."
Por meio de uma escrita poderosa, a autora fala um monte de verdades, entre elas o fato de que as mulheres precisam trabalhar sempre em dobro para obter reconhecimento, sem contar a questão da maternidade, momento no qual as exigências se tornam maiores.
E claro que as referências ao movimento #MeToo são facilmente identificáveis na trama. Sabemos que casos de conduta inapropriada são muito comuns, mas muitas mulheres optam por não revelar o assédio devido a todos os desdobramentos que isso pode trazer. Em muitos casos, as vítimas são desacreditadas e podem até perder o emprego.
"Temos que admitir: nenhuma de nós achava mesmo que maternidade e trabalho poderiam coexistir de forma harmoniosa. Pelo contrário, eram duas forças diametralmente opostas."
Ahhhhh, destaco também a sororidade existente entre as protagonistas, o que é algo incrível de ler e ver acontecer na vida real. As amigas se apoiam em todos os aspectos, e deveria ser assim, pois a união em uma situação como essa faz toda a diferença para uma mulher que já está psicologicamente abalada com o ocorrido.
Sobre o plot twist do final, eu gostei! Assim, não chega a ser nada muito diferente do que eu imaginava, mas a construção dos fatos se mostrou bastante crível. É impossível não terminar o livro já morrendo de saudades dessas mulheres corajosas.
"Se chamavam sua atenção para isso, os homens bons desconsideravam essas observações com um constrangimento humilde e nos diziam como éramos mais inteligentes e melhores do que eles. Eles eram nossos colegas e alguns até nossos amigos."
Dessa forma, claro que indico fortemente Rede de Sussurros para literalmente qualquer um hahahaha. Qualquer pessoa: A. Eu: você devia ler Rede de Sussurros. Chandler Baker soube abordar um assunto de extrema relevância com o cuidado que o tema exige, e acredito que o livro obtém êxito tanto em expor uma realidade vivida por muitas mulheres quanto em incentivar essas mesmas mulheres a não se calar frente a situações como essas.
Até mais!
Sem dúvida é um livro muito forte, com um tema importante, que precisa ser discutido cada vez mais.
ResponderExcluirEu curti muito, por vários momentos, achei um tanto confuso, por ter vários pontos de vista.
E o plot twist do final me pegou desprevenida
Como eu queria ter dado 5 estrelas para esse livro. Mas não consegui. Achei confuso demais no início e muito lento o ritmo de leitura.
ResponderExcluirSei que o enredo em sua totalidade é fantástico, essa união das mulheres para apontar o assédio e tudo mais, mas a narrativa não em atraiu.
Tá, ainda pretendo reler em algum outro momento só para mudar um pouco essa minha opinião!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá Alison
ResponderExcluirNáo li esse livro ainda. Vi poucas resenhas dele e náo me chamou tanto a atenção na época que li .
Um tema muito sério real .muitas mulheres sofreram e sofrem ainda o assédio no ambiente de trabalho e muitas se calam com medo das consequências Mas espero que esses comportamentos mudem,afinal respeito é o que todas merecem. Náo digo que lerei o livro no momento devido a enorme quantidade de livros que tenho para ler .mas quem sabe futuramente.
Bjs
Alison!
ResponderExcluirO livro abordad de forma realística a vida de muitas mulherese pelo seu comentário com cuidado e união entre as mulheres envolvidas, o que deveria acontecer na vida real, porque muitas ainda sofrem assédio de todos os tipos e ainda são consideradas culpadas.
E gostei de saber que poderemos ter a visão das 3 protagonistas.
cheirinhos
Rudy
hahaha comparações me dão um receio, mas é isso, quando positivas, servem pra estimular a leitura ne? :)
ResponderExcluirSe tem uma coisa que eu adoro é capítulos intercalados, seja dois ou mais personagens. O máximo que li foi com 6 personagens, e só posso dizer que é muito benéfico pra mim. E falou em capítulos curtos? Olha mais uma fã KKKKK
A resenha foi incrível!
Olá! Eita que eu fiquei ainda mais empolgada com a leitura desse livro, na verdade ele já está na minha lista (há bastante tempo por sinal), só não encontrei o momento certo para começar, mas com um feriadinho a frente, acho que a oportunidade finalmente apareceu (risos). A história parece ser ótima, justamente por trazer muito da nossa realidade e até eu que não sou muito fã de adaptações, fiquei aqui com a sensação de que o enredo daria uma ótima série/filme.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirJá tinha visto a capa desse livro por aí, mas nunca me interessei em saber mais!
Agora quero muito ler!!!!
Livros que intercalam o ponto de vista das personagens podem ser muito bons, ou poder ser muito chatos. Principalmente quando tem personagens mais legais/cativantes que outros.
Beijos
Oi,
ResponderExcluirJá conhecia esse livro de nome,mas não sabia que era tão importante assim.
Um tema muito necessário de ser lido e discutido.
Logo lerei!
Bjs